Filmes

A Chuva do caju / 07 de junho / 17h50

A Chuva do caju / 07 de junho / 17h50

Sinopse: No coração de um vale escondido nas profundezas do Brasil central, Seu Alvino e Dona Neusa plantam e colhem o que a terra dá, como o cajuzinho do cerrado e o baru. Após mais de dois séculos, o tempo continua passando lento no quilombo Vão de Almas, apesar da seca cada vez mais severa

Águas Turvas / 08 de junho / 20h15

Águas Turvas / 08 de junho / 20h15

Sinopse: Localizada na famosa Baía de Guanabara, a Z10 é uma das mais antigas e tradicionais colônias de pesca do país. Neste documentário, acompanhamos a história de Zezinho, um pescador desta comunidade histórica, cuja vida é drasticamente alterada pela crescente poluição marinha. Com a diminuição dos peixes, Zezinho e seus colegas enfrentam uma crise de sustento e identidade. Numa reviravolta inspiradora, eles reinventam suas práticas, transformando-se de pescadores em guardiões do oceano. Ao 'pescarem' lixo, não apenas encontram um novo meio de subsistência, mas também emergem como figuras centrais na luta pela preservação ambiental. Este curta-metragem é uma jornada visual e emocional, destacando a resiliência humana diante de adversidades ambientais, e a capacidade da comunidade de encontrar soluções criativas para problemas globais.

Antes do prato / 06 e 08 de junho / 19h50 e 19h

Antes do prato / 06 e 08 de junho / 19h50 e 19h

Sinopse: O documentário Antes do Prato conta a história de quatro experiências em agroecologia, a partir das vivências de quem protagoniza a produção e o acesso a alimentos saudáveis enquanto preserva a natureza. Percorremos três regiões do Brasil para registrar os conhecimentos, práticas e modos de vida de indivíduos e comunidades envolvidos com um modelo de produção socialmente justo, livre de agrotóxicos e baseado nas relações de cuidado e respeito.

Cabeça de fogo/ 08 e  09 de junho /21h30 e  20h30

Cabeça de fogo/ 08 e 09 de junho /21h30 e 20h30

Sinopse:Diante de um cerrado cada dia mais degradado, Marta Narciso, que vive na Serra dos Pireneus, semeia palavras que nos convocam a uma conexão harmoniosa com a natureza, entendendo seus sistemas, sons, cheiros e formas.

Cadim / 09 de junho / 20h30

Cadim / 09 de junho / 20h30Libras

Sinopse:Em meio a terras áridas e destruídas, Seu Zé caminha carregando seu pássaro Chico em uma frágil gaiola. Pouco depois de se estabelecer em um terreno saudável, tiros vindos de fazendeiros obrigam o andarilho a fugir, sem perceber que o pássaro havia sumido. Seu Zé, então, deve continuar sua jornada e reencontrar Chico, de quem tanto sente falta.

Comida de quintal / 07 e 08 de junho /19h50 e 20h50

Comida de quintal / 07 e 08 de junho /19h50 e 20h50

Sinopse:Comida de Quintal é um filme curta metragem, ensaio visual sinestésico que nos convida a conhecer Maria, Vera e Wanusa, que têm em comum o fato de manterem seus quintais urbanos produtivos, uma forma de resistência no território verticalizado da cidade de Belo Horizonte. Ali, falam sobre as relações de afeto estabelecidas com a comida, sobre machismo e outras questões que perpassam o universo da cozinha.

Cordão verde / 07 de junho / 18h20

Cordão verde / 07 de junho / 18h20

Sinopse: O filme Cordão Verde investiga a importância da produção de alimentos orgânicos nas cidades de Porto Alegre e Amsterdã. São mostrados o trabalho de produtores, feiras, lojas, escolas, especialistas da área e consumidores em ambos os países.

Dente / 06 de junho / 17h15

Dente / 06 de junho / 17h15

Sinopse: Ana trabalha como diarista e é a única provedora do lar em que vive com os dois filhos e a neta. A rotina pós trabalho dela é afetada quando quebra um dente. Ana entra em um dilema entre ir ao dentista ou suprir as necessidades da sua família.

GRÃO / 06 de junho /  18h20

GRÃO / 06 de junho / 18h20

Sinopse: Um olhar poético sobre a luta de famílias no estado do Mato Grosso, que resistem aos venenos, à truculência e ao poder do agronegócio com trabalho, força e fé.

O eco em mim / 07 e 09 de junho /  16h10 e 17h30

O eco em mim / 07 e 09 de junho / 16h10 e 17h30

Sinopse: É possível - e extremamente necessário - transformar a nossa relação com o planeta, independente do local em que se viva. Essa é a mensagem que cinco mulheres de territórios e contextos completamente diferentes passam ao gravarem suas próprias rotinas, para transmitir ideais e compartilhar práticas sustentáveis que inspiram e engajam suas comunidades.

O rio não vai mais correr quando você for embora / 09 de junho / 20h30

O rio não vai mais correr quando você for embora / 09 de junho / 20h30

Sinopse: Na cidade, o homem branco constrói a sua vida baseada na noção de propriedade privada, e isso também vale para a relação dele com a água. No entanto, o povo Chiquitano encara esta relação de um jeito bastante diferente.

O T-Rex e a pedra lascada / 09 de junho / 16h

O T-Rex e a pedra lascada / 09 de junho / 16h

Sinopse: No Condado da Lua corre uma lenda antiga sobre um espírito guardião adormecido na raiz de uma árvore à beira do rio. Ganga, Tule e Dara descobrem uma forma de despertá-lo

Pensão alimentícia / 06 de junho / 17h30

Pensão alimentícia / 06 de junho / 17h30

Sinopse: Sônia, mulher de 38 anos, trabalha fazendo doces na Cidade de Goiás. Com duas filhas, uma de oito e outra de dois anos com problemas de saúde, tem que trabalhar em dupla jornada para tentar garantir os remédios e as necessidades básicas da família. Após tentativas jurídicas frustradas de receber a pensão de seu ex-marido, resolve tentar a solução por uma via não convencional.

Seu Adalto / 07 de junho / 19h10

Seu Adalto / 07 de junho / 19h10

Sinopse: Seu Adauto convive com a urbanidade e seus problemas. Com quase um século de existência, ele acorda todas as manhãs para fazer a diferença.

Terra que alimenta / 06 de junho / 18h50

Terra que alimenta / 06 de junho / 18h50

Sinopse: TERRA QUE ALIMENTA é um minidocumentário que acompanha dona Maria Luíza e seu marido José, dois produtores rurais que há muito tempo trabalham apenas com o plantio de alimentos orgânicos no interior do Estado de São Paulo. O filme irá abordar diversos aspectos desse estilo de vida que, acima de tudo, resiste às mudanças violentas provocadas pelo agronegócio.

Mestre de saberes da terra / 06 de junho / 18h50

Mestre de saberes da terra / 06 de junho / 18h50

Sinopse: O documentário "Mestres de Saberes da Terra" foi gravado na região de Ouro Preto - MG, nos distritos de Amarantina e Santo Antônio do Leite. Exalta a importância dos mais velhos como guardiões de saberes tradicionais ligados ao manejo da terra, abordando temas como as sementes crioulas, segurança e soberania alimentar. Exibe como o modelo exploratório capitalista ameaça a manutenção destas práticas geracionais e essenciais as comunidades que carregam os costumes rurais de forma intrínseca.

Maré braba / 09 de junho / 16h

Maré braba / 09 de junho / 16hLibras

Sinopse: Ela, que conecta a todos pelas suas águas, observa e opera as mudanças decorrentes do aquecimento global. O povo à beira-mar é o primeiro a sentir suas agitações e mudanças de humor. Ela sabe que os humanos estão se movendo para frear essas mudanças. Assim como ela sabe, que repetem uma antiga saga: alguns poucos prevalecendo sobre o grande restante, aprofundam os problemas criados por eles mesmos.

Águas Que Me Tocam / 09 de junho / 20h

Águas Que Me Tocam / 09 de junho / 20hLibras

Sinopse: Rios da Amazônia são permeados de ritos de fé, sustento, ancestralidade e respeito. A voz das águas lança um alerta sobre o futuro do planeta.

Antes de chegar na sua mesa, passa pelas nossas mãos / 06 e 09 de junho / 16h e 21h

Antes de chegar na sua mesa, passa pelas nossas mãos / 06 e 09 de junho / 16h e 21h

Sinopse: Real experiência, vivida e documentada por Erick Maximiano Oliveira (Cineasta e Ator). No ano de 2017, Erick acompanhou uma turma de trabalhadores rurais durante a colheita de café. Região montanhosa do Leste de Minas. O Filme conta um pouco do dia a dia dos trabalhadores, suas dificuldades, suas alegrias, sonhos, todos em busca de um lugar ao Sol. Com uma cinematografia simples, e uma linguagem atual.

DOIS RIACHÕES: CACAU E LIBERDADE / 06 de junho / 16h20

DOIS RIACHÕES: CACAU E LIBERDADE / 06 de junho / 16h20

Sinopse: Os moradores do assentamento Dois Riachões, no sul da Bahia, viviam em situação análoga à escravidão, mas hoje conseguiram conquistar terra e liberdade através da produção de cacau. Em 2021 a comunidade lançou sua própria marca de chocolate.

Memórias de infância / 09 de junho / 16h50

Memórias de infância / 09 de junho / 16h50

Sinopse: Inspiradas pelo poema “Infância”, de Carlos Drummond de Andrade, crianças entrelaçam suas memórias mais delicadas como brincar na várzea com irmãos, cuidar de pintinhos, buscar a vaca no pasto ou tomar banho de rio de água limpa e cheia de peixes.